Página Inicial
Perfil
Família Dantas
Ordenação
Diocesano
UERN
Homenagens
Obras Realizadas
Galeria de Fotos
Agenda
Produção
Contato
  Homenagens - Homenagens no Jornal Diário de Natal 14/01/2007
 

Dom Mariano Monzana - Bispo Diocesano

"A cada dia, percebe-se a enorme importância da educação na vida humana e da sua crescente influência no desenvolvimento social, político e econômico da sociedade.

A Igreja, que por mandamento do seu divino fundador, tem o dever de anunciar a todos os seres humanos o mistério da salvação, sente também como sua tarefa a de participar do desenvolvimento e da extensão da educação.

A escola católica constitui, sem dúvida, uma marca da igreja no setor da educação. Seu objetivo como o das outras escolas, é de ordem cultural e pedagógica. Visa a formação humana dos jovens. O que tem de próprio é que busca criar um ambiente escolar caracterizado pelo espírito evangélico de liberdade e de amor para ajudar os alunos a crescerem e a desenvolverem a "nova criatura" que o batismo semeou neles.

Conforta-nos saber que o Colégio Diocesano de Santa Luzia de Mossoró mantém, apesar das muitas dificuldades, a fidelidade aos princípios que há mais de 106 anos o fizeram nascer e alegra-nos abençoar de todo coração, no início do novo ano, o seu diretor Pe. Sátiro, a equipe da direção, os professores, os educadores e, sobretudo, os numerosos alunos."

Maria Emília Lopes Pereira - Mãe de ex-alunos, procuradora de Justiça e diretora do Jornal Gazeta do Oeste

"Na qualidade de mãe de 03 (três) ex-alunos do Dió, os quais permaneceram nesse Colégio do Infantil até a 8a. série do 1o. Grau, tenho a dizer que considero o ensino do mesmo de primeira qualidade. Além do ensino, destaco a educação integral que ele dá ao aluno, desde a parte religiosa até a cultural, passando pela educação formal. Acredito que a aprovação dos meus filhos no primeiro vestibular da UFRN, sendo Isadora Queiroz para Medicina, Tito Lívio Queiroz para Engenharia Civil, e agora neste ano o caçula, Jules Michelet para Direito (tendo, inclusive, este sido o primeiro colocado na Área de Humanas II), deve-se à base sólida que eles conseguiram no Colégio Diocesano Santa Luzia. Entendo que o ensino fundamental é de suma importância para desenvolver no estudante o raciocínio lógico, e é isto que o Dió vem fazendo através de gerações.

Tenho a dizer ainda, que o pai dos meus filhos, Canindé Queiroz, foi aluno do Diocesano, inclusive como aluno de História de Pe. Sátiro. Sinto-me honrada em prestar este depoimento sobre o Colégio Diocesano, que vem educando os jovens por mais de cem anos. Que ele continue com a maneira de ensinar e formar cidadãos que se destacam não só em Mossoró, no Rio Grande do Norte,mas também no Brasil e Exterior."

Prof. Walter Fonseca, Diretor Geral de Jornal Correio da Tarde e Ex. Reitor da UERN

"Uma verdadeira escola não é aquela que apenas ensina ou transmite informações, como muitas hoje existentes. Mas sim, aquela que informa, ensina  e, mais importante, educa para a vida. Um exemplo de uma verdadeira escola no Rio Grande do Norte, é sem dúvidas o Colégio Diocesano Santa Luzia, berço educacional e de cidadania de várias gerações. Nos seus 105 anos de existência, quase que metade deles sob a condução firme, competente e disciplinadora educador de escol que é o padre Sátiro Cavalcante Dantas, viu passar pelos seus bancos jovens ,que adultos, tornaram-se nomes-referência no nosso Estado tais como os ex-governadores potiguares Dix-Sept Rosado, Cortez Pereira, Tarcisio Maia, Lavoisier Maia e o paraibano João Agripino, o ex-prefeito prefeito de Mossoró e ex-senador Dix-Huit Rosado e o deputado federal Vingt Rosado, dentre outros. De minha parte, como pai dedicado que sempre almejei ser, foi à essa escola, legenda da educação mossoroense, que entreguei a responsabilidade da primeira educação dos meus filhos Walter Júnior(hoje médico), Maria Isadora(hoje fisioterapeuta), Carlos Eduardo(hoje concluindo o curso de direito) e Ana Carolina(hoje habitando junto à Deus, mas imortalizada em uma viçosa e exuberante mangueira plantada nos fundos da capela do Colégio, graças à generosidade e grandeza dos amigos Pe. Sátiro, Canindé Queiroz e Mundinha Almeida), podendo hoje neles visualizar o que ali aprenderam e estão pondo em prática em suas vidas, enchendo-me de orgulho por eles e de agradecimento pelo velho e querido Santa Luzia.Colégio Diocesano Santa Luzia, uma ESCOLA DE VIDA."

Maria das Graças Lopes F. Lima - Cirurgiã-dentista

"É simplesmente maravilhoso ser um aluno do Diocesano e ter a oportunidade de aprender com Pe. Sátiro, o mestre dos mestres, suas lições de sabedoria e receber de Tia Mundinha suas “broncas construtiva”, fundamentais para formar cidadãos éticos.
           
Como ex-aluna do Diocesano sempre tive a certeza que, além dos ensinamentos técnicos, receberiam toda orientação religiosa que norteava o estilo de vida cristã a ser vivido cada dia.

Tenho o Diocesano como grande parceiro ma educação de meus filhos. Quando eu vejo hoje, adultos, bem criados, cidadãos de bem agradeço à Deus a lucidez que me fez procurar sempre o melhor caminho para eles.

Ao Diocesano, extensão do meu lar, meu agradecimento eterno."

 

Fonte: Jornal Diário de Natal de 14 de janeiro de 2007 - Arquivos CDSL e DN

 
     
     
 
FM 105 MOSSORÓ Xdesigner Publicidade e WebServices